Sputnik

2006/10/26

UE e EUA procuram resoluções sobre clima


Segundo uma notícia divulgada no site oficial do canal Euronews, os EUA e os países da EU, apesar das divergências, chegaram a um acordo sobre o Protocolo de Quioto. As delegações dos dois blocos reuniram-se na Finlândia, onde foram tomadas decisões acerca da cooperação no domínio das energias renováveis. Em resultado, chegou-se a um acordo que consiste numa promoção de tecnologias que visam capturar o gás provocador do efeito de estufa, favorecimento dos programas de isolamento e de poupança de energia e fixação de padrões comuns para os biocombustíveis.
O embaixador norte-americano junto da União Europeia, Clayland Boyden Gray, mostrou-se pouco confiante na solução encontrada pelos europeus, numa declaração em que este defende que a actual bolsa de poluição de Quioto devia ser substituída por um sistema de compra e venda de emissões mais eficaz. Gray declarou que os EUA dispõem de um sistema de compra de emissões, no programa de chuva ácida, que melhorou muito a eficácia das indústrias norte-americanas. O embaixador acredita que a Europa vai acabar por desistir do actual sistema para o substituir por outro melhor.
Tal como os EUA, Bruxelas também não está muito satisfeita com as resoluções propostas pelos Estados membros. Esta semana, recusou os planos nacionais de 17 países, que previam um aumento das suas emissões de CO2, em vez de reduzi-las. Restam ainda oito países membros que ainda nem sequer enviaram os planos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home